AngloGold Ashanti Brasil produziu 414 mil onças de ouro em 2021

Atualmente, país é responsável por 17% da produção mundial da empresa

Por Conexão Mineral 15/03/2022 - 22:52 hs
Foto: AngloGold Ashanti

A AngloGold Ashanti divulgou seus resultados globais e nacionais de 2021. Houve aumento expressivo no investimento da companhia no Brasil no ano passado: R$ 1,5 bilhão, ante R$ 759,1 milhões em 2020, o que representa um crescimento de 97%. Entre os principais projetos da empresa, está a implementação do sistema de deposição a seco de rejeitos. Até o final deste ano, 100% dos rejeitos serão depositados a seco, eliminado o envio de rejeitos úmidos às barragens e iniciando o processo de descaracterização das estruturas. 

Outro avanço importante foi em relação às compras locais de fornecedores de produtos e serviços brasileiros, passando de R$ 2,1 bilhões para R$ 3,07 bilhões. Segundo Othon de Villefort Maia, gerente sênior de Comunicação e Relações Institucionais da AngloGold Ashanti Brasil, dar preferência aos produtores nacionais ratifica o compromisso da companhia com o desenvolvimento social das comunidades onde atua. “Além disso, priorizamos a contratação de mão de obra local, o que corresponde, atualmente, a cerca de 90% dos nossos mais de 5 mil empregos diretos. Incluindo as vagas indiretas, geramos aproximadamente 7 mil postos de trabalho no Brasil”, acrescenta Othon Maia.

Outro catalizador do viés de investimentos sociais da AngloGold Ashanti que, em 2021, investiu mais de R$ 20 milhões nessa área, é o programa Parcerias Sustentáveis. A ação oferece aporte financeiro, mentorias e capacitações de negócios para instituições sociais, microempreendedores individuais ou microempresas. Para 2022, o montante aplicado somente neste projeto será de R$ 1 milhão. “Ao longo de 10 edições, já apoiamos 272 iniciativas e beneficiamos mais de 35 mil pessoas”, destaca Maia.

A produção de ouro na AngloGold Ashanti Brasil em 2021 foi de 414 mil onças, o equivalente a 13 toneladas do material. A participação da produção da empresa no Brasil subiu de 15% para 17%, em relação ao que é produzido de forma global pela companhia. Em nível mundial, a multinacional, que atua em oito países, produziu 2,472 milhões de onças.